Histórias com Verdades & Mentiras
As histórias tradicionais continuam a ser um excelente suporte a construção de aprendizagens. Foi o que aconteceu no passado dia 13 de maio, quando os alunos de Freixedas e de Pínzio vieram até à biblioteca da EB2/Centro de Recursos. O pretexto foi, mais uma vez, a leitura, este mês de maio sob o mote de "Histórias com verdades e mentiras".
A história "Pedro e o Lobo", de Esopo, foi o ponto de partida para abordar o conceito e o impacto da mentira, muitas vezes presente nos mais pequenos gestos. A clareza da história e a relação natural dos alunos com o ambiente em que a mesma decorre, facilitou a sua compreensão e a transposição do significado da mentira para situações reais.
A história foi visionada, num primeiro momento, através de um vídeo e, depois, lida a partir de um texto pelos alunos. Esta estratégia permitiu a descoberta de semelhanças e diferenças entre as duas versões, efeitos próprios da transmissão oral dos contos tradicionais.
Depois de vista e lida a história, os alunos identificaram afirmações como "verdades" ou como "mentiras", relacionadas com a própria história, como forma de melhor consolidar os dois conceitos.
Sem comentários:
Enviar um comentário