quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

O Pássaro da Alma: sessão de leitura na biblioteca da EB2

No dia 21 de janeiro, a Biblioteca EB2 dinamizou uma atividade para os alunos do 3º ano (turmas E e F), a partir do livro de Michal Snunit intitulado “O Pássaro da Alma.”

Com esta atividade pretendeu-se que as crianças refletissem sobre os diferentes sentimentos e/ou emoções que as afetam.

Esta atividade permitiu, também, ajudar a criança a identificar sentimentos e /ou emoções, distinguir os sentimentos entre si e identificar os acontecimentos que desencadeiam determinado sentimento ou emoção.

No decorrer da atividade os alunos abriram várias “gavetas”, umas mais bonitas que outras mas sempre com a certeza de que serão capazes de fazer o melhor.

Somos todos uma escola “a ler mais e melhor”, da Rede Bibliotecas Escolares.

Texto, fotos e publicação: biblioteca escolar

Imagem do calendário do Agrupamento de Escolas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

"A ler mais e melhor" na biblioteca da EB2

Os alunos do 3º ano de escolaridade (turma F), depois de assistirem à aula de informática passaram pela Biblioteca EB2 (centro de recursos), para escolherem novos livros para o seu Baú de Leitura.

Registámos a atividade com a foto de grupo.


Texto, fotos e publicação: biblioteca escolar

Imagem do calendário do Agrupamento de Escolas

Oficina de Arqueologia Experimental e Atelier de Música

Edição e publicação: biblioteca escolar

domingo, 18 de janeiro de 2026

PROGRAMA DE RÁDIO “A VOZ DA ESCOLA” – 16 DE JANEIRO DE 2026

No dia 16 de janeiro foi transmitido o primeiro programa de rádio “A Voz da Escola” do ano 2026, nos estúdios da Rádio Elmo.

Os alunos Gonçalo Milhano e Rita Figueiredo foram os apresentadores desta atividade transversal do Plano Anual do Agrupamento de Escolas de Pinhel em parceria com a Rádio Elmo.

Outros alunos e professores deram a sua preciosa colaboração para que o Programa fosse possível. Agradecemos, por isso, aos professores: Maria do Céu Ferreira, Sandra Pinto, Teresa Rodrigues Alves, Beatriz Santos, Amélia Sebastião, Manuel Perestrelo, Eulália Pereira, Paulo Brás e professores do Clube de Música do Agrupamento de Escolas de Pinhel. E aos alunos: Inês Alves, Mariana Martins, Anastácia Popovych, Rafael Couto, Ema Monteiro, alunos do 10º ano dos Cursos Profissionais de Multimédia e Proteção Civil e alunos do 11ºA.

A entrevista foi à Sra. Presidente do Município de Pinhel, Dra. Daniela Capelo, que deixou a toda a comunidade educativa conhecimentos, conselhos, do modo afável e empático a que nos tem habituado.

As notícias do Agrupamento, os podcasts realizados, os 65 anos da morte do escultor pinhelense José Dias Coelho assassinado pela P.I.D.E. em 1961, a importância dos Direitos Humanos, da Paz e de dizer “Obrigado” e, claro, a música, onde sobressaiu o Clube de Música do AEPinhel - sempre disponível e com novas propostas - foram rubricas, igualmente, apresentadas.

Ficámos felizes e pensamos que também deixámos felizes quem nos acompanhou ao longo do Programa. O nosso profundo agradecimento a todos. Ainda pode ouvir o Programa nos Podcasts de “O Nosso Blog”.

Texto e fotos: prof. Carminda Monteiro; publicação: biblioteca escolar

Gravação do programa de rádio de 16 de janeiro de 2026

Ouça aqui a gravação do programa de rádio "A Voz da Escola" do dia 16 de janeiro de 2026

Podcast 10º ano cursos profissionais de multimédia e proteção civil
Foto do espaço do Clube de rádio do Agrupamento de Escolas de Pinhel
Vários logotipos do projetos das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Pinhel

Edição e publicação: biblioteca escolar

sábado, 17 de janeiro de 2026

Participação do 5.º ano numa Oficina de Arqueologia Experimental e Atelier de Música

O Museu do Côa / Fundação Côa Parque dinamizou mais uma Oficina de Arqueologia Experimental para os alunos do 5.º ano do Agrupamento de Escolas de Pinhel. A iniciativa, que integrou também uma atividade musical do Paleolítico, teve lugar no dia 16 de janeiro, na sala do Clube de Ciência Viva, um espaço dinâmico e apelativo da escola.

Esta oficina foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Oferta Complementar – “O Nosso Património Histórico e Cultural”, proporcionando aos alunos uma experiência prática de exploração, descoberta e valorização do património arqueológico.

Texto e publicação: biblioteca escolar

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Hastear da Bandeira “Eco-Escolas” e Visita ao “Mel do Abel” reforçam educação ambiental no nosso Agrupamento

No âmbito do programa Eco-Escolas, realizou-se no dia 9 de janeiro, no nosso agrupamento, a cerimónia do hastear da Bandeira “Eco-Escolas”, galardão que reconhece o compromisso e o trabalho de toda a comunidade educativa em prol da sustentabilidade ambiental. Este momento enche-nos a todos de um orgulho, fortalecendo o compromisso da escola com valores como a responsabilidade ambiental, a participação e o equilíbrio dos ecossistemas.

Este galardão representa, não só o empenho contínuo do nosso Agrupamento na promoção de boas práticas ambientais, mas também valoriza a aposta de todos numa educação para a cidadania ativa e para a sensibilização da proteção do nosso Planeta.

Após a cerimónia, os alunos do 6.º ano, em parceria com a disciplina de OC6, participaram numa visita pedagógica ao projeto “Mel do Abel”, onde, através de diversas atividades educativas ligadas à apicultura e à biodiversidade, de forma prática e envolvente, aprofundaram conhecimentos sobre a importância das abelhas para os ecossistemas, para a biodiversidade, reforçando o papel fundamental destes insetos na polinização e na produção de alimentos.

A visita incluiu, ainda, uma experiência prática de embalamento de mel, permitindo aos alunos compreender todo o processo, desde a produção até ao produto final, valorizando o trabalho dos apicultores e a sustentabilidade associada a esta atividade.

Estas iniciativas contribuíram para reforçar aprendizagens essenciais fora da sala de aula, promovendo a consciência ambiental e o respeito pela natureza, em linha com os princípios do programa Eco-Escolas e de OC6.

Texto e fotos: Profs. Sandra Pinto e Teresa Alves; Edição e publicação: Biblioteca Escolar

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Sugestões de Leitura para o mês de janeiro

"LER PARA A PAZ E HARMONIA" é o tema para a Biblioteca EB2 (centro de recursos) durante o mês de janeiro.

A paz na escola, em casa e no mundo. Na Biblioteca EB2, sugerimos histórias para crianças que sonham com a paz.

Paz é seres tu próprio.

Vem à Biblioteca escolar!

Tens sempre um livro para te fazer companhia… 

Texto, fotos e publicação: biblioteca escolar