Autóctone significa indígena, ou seja, natural da própria região. Uma floresta autóctone é, assim, um espaço com árvores originárias do próprio território.
O livro Colapso: Ascensão e Queda das Sociedades Humanas, de Jared Diamond (Lisboa: Gradiva, 2008) mostra-nos como algumas sociedades do passado se autodestruíram despois de destruírem as suas florestas originais.
Infelizmente, como mostra o autor, esse fenómeno continua a acontecer no mundo contemporâneo. O capítulo 11 (pág. 392-421), intitulado “uma ilha, dois povos, duas histórias: a República Dominicana e o Haiti”, é, a todos os títulos, sugestivo pois mostra como numa mesma ilha das Caraíbas a floresta marca a linha entre a pobreza extrema e a sustentabilidade. No Portal da Rede de Bibliotecas de Pinhel está disponível um texto sobre o livro Colapso… (CLIQUE AQUI).
Na Escola Secundária/3 de Pinhel serão plantados quatro carvalhos nativos das beiras (Quercus pyrenaica) e uma sementeira de Zelha (Acer monspessulanum) natural da Península Ibérica e que na região só se encontra no Bogalhal Velho.
Outros recursos disponíveis:
Sem comentários:
Enviar um comentário