sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

23 de janeiro – Dia da escrita à mão

“Não é só pela letra bonita, escrever à mão desenvolve o cérebro”.

Ler e escrever são aptidões essenciais e importantes pré-requisitos para o sucesso na vida escolar ou profissional. Nos últimos anos, o hábito de escrita tem sido descurado: a escrita digital, associada ao uso de computadores, tablets e smartphones têm substituído a escrita à mão. A presença de tecnologias digitais nas nossas casas influencia também o modo como as crianças adquirem e desenvolvem a linguagem escrita. Muitas crianças têm hoje as suas primeiras experiências de escrita através de dispositivos eletrónicos, muito antes de dominar a escrita à mão.

A escrita manual requer a reprodução cuidadosa da forma de cada letra, enquanto que a escrita em aplicativos ou teclado não está relacionada com a forma da letra e, como resultado, nenhuma atividade grafo-motora está associada.

Escrever à mão também contribui para o desenvolvimento da habilidade da leitura pois estimula  a criança a prestar mais atenção à linguagem escrita, o que leva a um melhor reconhecimento de palavras e conhecimento lexical.

Habilidades sensório-motora, grafo-motora, visuo-motora, coordenação motora fina e processamento visuo-espacial, são algumas das aptidões desenvolvidas com a prática da escrita à mão.

Texto e imagem: prof. Luísa Almeida


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...