Ler e escrever são aptidões essenciais e
importantes pré-requisitos para o sucesso na vida escolar ou profissional. Nos
últimos anos, o hábito de escrita tem sido descurado: a escrita digital,
associada ao uso de computadores, tablets e smartphones têm substituído a
escrita à mão. A presença de tecnologias digitais nas nossas casas influencia
também o modo como as crianças adquirem e desenvolvem a linguagem escrita.
Muitas crianças têm hoje as suas primeiras experiências de escrita através de
dispositivos eletrónicos, muito antes de dominar a escrita à mão.
A escrita manual requer a reprodução
cuidadosa da forma de cada letra, enquanto que a escrita em aplicativos ou
teclado não está relacionada com a forma da letra e, como resultado, nenhuma
atividade grafo-motora está associada.
Escrever à mão também contribui para o
desenvolvimento da habilidade da leitura pois estimula a criança a prestar mais atenção à linguagem
escrita, o que leva a um melhor reconhecimento de palavras e conhecimento lexical.
Habilidades sensório-motora, grafo-motora,
visuo-motora, coordenação motora fina e processamento visuo-espacial, são
algumas das aptidões desenvolvidas com a prática da escrita à mão.
Texto e imagem: prof. Luísa Almeida
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