quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Visita ao Clube de Ciência Viva – alunos do 4º ano

Na segunda-feira (23 de janeiro), os alunos do 4.° ano da Professora Teresa Alves visitaram o Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Pinhel para aprenderem mais sobre os  ângulos e sobre o seu estudo na Matemática.

Os alunos constataram que os ângulos existem na Natureza e no Mundo do Homem e viram como são estudados pelos matemáticos desde a antiguidade para resolução dos mais variados problemas, como por exemplo, para calcular a altura de uma pirâmide egípcia ou para construir um periscópio de um submarino.

Para além disso, ficaram a saber que a amplitude dos ângulos pode ser expressa em diferentes unidades, como por exemplo em graus ou em radianos, e observaram alguns instrumentos usados na medição de ângulos como os transferidores, de 180° ou de 360°, o aristo, o quadrante e o teodolito.

Por fim, lembraram os conceitos de ângulos adjacentes e ângulos verticalmente opostos, que já tinham estudado nas aulas, e resolveram dois desafios onde aplicaram o que aprenderam, determinando a amplitude desconhecida de alguns ângulos.

Os alunos participaram com entusiasmo na atividade e no fim ficou a promessa de uma próxima visita para aprenderem mais sobre Ciência.

Na próxima segunda-feira será a vez de outra turma do 4.° ano participar na mesma atividade.

Texto e fotos: Clube de Ciência Viva – “Preparar o Futuro”




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...