quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Centenário do nascimento Eugénio de Andrade

Neste dia assinalam-se os 100 anos do nascimento do poeta Eugénio de Andrade. Nascido em 19 de janeiro de 1923, no Fundão, Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, morreu no Porto em 2005, aos 82 anos.

Foi um dos poetas portugueses mais lidos e traduzidos, mantendo ao longo de uma longa e fecunda carreira uma certa unidade de temas e de recursos formais.

Eugénio de Andrade escrevia sobre flores, o vento, água, pássaros, as árvores, a lua, a infância, o silêncio, os corpos na juventude. Os seus dias e os seus poemas rimavam facilmente com a melancolia. A poesia impôs-se na sua vida, quase como se não tivesse tido escolha. Em 1991, foi criada na cidade do Porto a Fundação Eugénio de Andrade. Para além de ter servido de residência ao poeta, esta instituição tem como principais objetivos o estudo e a divulgação da obra do autor assim como a organização de diversos eventos como, por exemplo, lançamentos de livros, recitais e encontros de poesia.

Fundão e Porto são duas das principais cidades a organizar iniciativas de homenagem, autor destes poemas: As Amoras, Adeus, Urgentemente e As palavras.

Recebeu ao longo da sua vida vários prémios.

"É urgente o amor", de Eugénio de Andrade (lido pela prof. Céu Ferreira)

Texto e áudio: prof. Céu Ferreira

Livros de Eugénio de Andrade na Biblioteca Escolar!


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...