quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Programa "A Voz da Escola" na Rádio Elmo



quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Dia Internacional dos Direitos Humanos

Consulta os recursos e as ligações sobre os Direitos Humanos no:
Blog do Agrupamento de Escolas de Pinhel
Portal da Rede de Bibliotecas de Pinhel
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
O dia 23 de Novembro é o Dia da Floresta Autóctone

Autóctone significa indígena, ou seja, natural da própria região. Uma floresta autóctone é, assim, um espaço com árvores originárias do próprio território.
O livro Colapso: Ascensão e Queda das Sociedades Humanas, de Jared Diamond (Lisboa: Gradiva, 2008) mostra-nos como algumas sociedades do passado se autodestruíram despois de destruírem as suas florestas originais.
Infelizmente, como mostra o autor, esse fenómeno continua a acontecer no mundo contemporâneo. O capítulo 11 (pág. 392-421), intitulado “uma ilha, dois povos, duas histórias: a República Dominicana e o Haiti”, é, a todos os títulos, sugestivo pois mostra como numa mesma ilha das Caraíbas a floresta marca a linha entre a pobreza extrema e a sustentabilidade. No Portal da Rede de Bibliotecas de Pinhel está disponível um texto sobre o livro Colapso… (CLIQUE AQUI).
Na Escola Secundária/3 de Pinhel serão plantados quatro carvalhos nativos das beiras (Quercus pyrenaica) e uma sementeira de Zelha (Acer monspessulanum) natural da Península Ibérica e que na região só se encontra no Bogalhal Velho.
Outros recursos disponíveis:
Programa "A Voz da Escola" na Rádio Elmo
sábado, 19 de novembro de 2011
terça-feira, 15 de novembro de 2011
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Programa "A Voz da Escola" na Rádio Elmo


Premio Pardalejo 2011


No Portal da Rede de Bibliotecas de Pinhel estão disponíveis fotografias da cerimónia (AQUI).
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Visita ao Museu do Côa e Freixo de Numão
Os sítios visitados enquadram-se nos conteúdos de diversas disciplinas como a História, a Geografia, a EMRC, as Ciências Naturais e a Educação Tecnológica. Na disciplina de História, os dois sítios estão relacionados com o estudo das primeiras sociedades recolectoras e das primeiras sociedades produtoras.
No Museu do Côa, os alunos e professores puderam ver as gravuras e as pinturas elaboradas pelos homens do Paleolítico e do Neolítico/Calcolítico nas margens do rio Côa ao longo de vários milénios.
No Castelo Velho de Freixo de Numão, vimos as ruínas de um povoado com muralhas construído por volta de 3 mil anos a. C. e habitado até cerca de 1300 a. C. Os objetivos da visita foram atingidos plenamente contribuindo decisivamente para a aprendizagem dos alunos.
Mais imagens podem ser vistas no Portal das Bibliotecas de Pinhel, AQUI.
Algumas páginas da Internet:
Museu do Côa – visita às salas de exposição, AQUI.
Castelo Velho de Freixo de Numão – programa de rádio – TSF, AQUI.
Simulacro de incêndio na Escola Secundária/3



No dia 28 de Outubro de 2011 realizou-se um simulacro de incêndio na Escola Secundária/3 de Pinhel. Aqui ficam algumas imagens desse acontecimento.
Mais imagens podem ser vistas no Portal das Bibliotecas de Pinhel, AQUI.
Visita de Estudo - 8.º ano


A saída da escola foi às 8:45 e acompanhados pelos professores Lurdes Ferreira, Miquelina Pessoa, Gastão Antunes, Vitorino Gomes e Cristina Pires fomos em direcção a Santiago de Besteiros (Tondela) onde chegámos, pelas 10:30h. para a visita à Interecycling. Esta, foi fundada em 1999 e foi a 1ª empresa de Reciclagem de Resíduos de Equipamento Eléctrico e Electrónico da Península Ibérica.
Após as boas-vindas e de uma breve apresentação da empresa a guia mostrou-nos um vídeo de sensibilização para a importância da reciclagem de REE e outro sobre as actividades e serviços desenvolvidos na Interecycling. Visitámos numa sala uma exposição de componentes dos equipamentos desmantelados e que vão ser reciclados ou utilizados como matéria-prima nas fábricas para produzir novos produtos. Visitámos também um espaço exterior onde havia pessoas a desmantelar REE´s para depois serem separados os diversos componentes.
Depois, dirigimo-nos para a serra do Caramulo onde almoçámos no parque de merendas. Quando acabámos de almoçar, fomos ver a entrada do museu, onde ficámos bastante impressionados com a colecção de bengalas em exposição. Posteriormente, orientados por uma guia, fomos visitar a colecção de automóveis e motas antigos. Seguidamente vimos a parte artística do museu, que continha bastantes quadros, esculturas, cerâmicas, tapeçarias e móveis. Saímos e dirigimo-nos para outra dependência do museu, onde havia uma exposição enorme de automóveis antigos e também recentes. Vimos também a colecção de brinquedos, sensacional.
Terminada a visita regressámos a Pinhel e chegámos às 17:30.
Concluímos que foi uma visita muito interessante e proveitosa para nós. Aprendemos como é importante reciclar para manter o nosso bem-estar e cuidar do nosso planeta. Foi importante descobrir mais sobre a arte do nosso passado e como aconteceu a evolução dos meios de transporte especialmente do automóvel e motos.
Alunos de E. T. 8º ano
Mais informações e imagens sobre o Museu do Caramulo podem ser vistas AQUI.