sábado, 10 de dezembro de 2022

PROGRAMA DE RÁDIO “A VOZ DA ESCOLA” – 9 E 10 DE DEZEMBRO


Ouça, aqui a gravação do programa de rádio:

“Pela Paz:

Ao longo de várias décadas, o Homem pensou que a guerra não seria mais um problema, nomeadamente no continente europeu.

A paz, por seu lado, era necessária para a construção de sociedades mais iguais em direitos e oportunidades, tornando-as, deste modo, também mais prósperas.

Politicamente, as democracias ajudaram a sustentar este modelo económico e social de solidariedade e prosperidade.

O ano 2022 trouxe o inesperado: uma guerra na Europa. A Rússia, que pretende voltar a ser uma nação gigante, contra a Ucrânia que, a todo o custo, procura manter a sua independência.

Surpreendidos por se tentar entrar em território alheio? Certamente, pois em 77 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, os povos aprenderam a respeitar-se. Ou pelo menos esse é o sentido dos trinta direitos: respeitar os direitos dos outros para que os nossos sejam, igualmente, respeitados. Há, no entanto, quem apenas julgue que tem direitos, esquecendo-se dos seus deveres, esquecendo-se do respeito pelo próximo, esquecendo-se que a violência não promove a felicidade humana.(…)”

Cidadania e Desenvolvimento

 

Uma nova edição do programa “A Voz da Escola” decorreu no dia 9 e 10 de dezembro nos estúdios da Rádio Elmo,

Como estamos em período de comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro) e o Natal está próximo, foram estes os dois temas com maior impacto no programa.

Os alunos Joel Sousa do 7ºB e Constança Moura e Maria Inês Barata do 6ºA, foram os apresentadores do programa. Falaram das questões reais dos Direitos Humanos, nomeadamente da importância de preservar a paz. Também as alunas Leonor Rabin e Maria José Oliveira do 5ºB entrevistaram a Sra Professora Maria do Céu Ferreira que contribuiu para esclarecer o que fazemos no nosso Agrupamento no sentido de não esquecermos a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Sobre o Natal, nada melhor que divulgar as músicas dos alunos e professores do Clube de Música do AE Pinhel, que o Sr. Professor Luís Andrade tão bem sabe orientar.

A todos os alunos e professores que colaboraram neste programa, permitindo que, mais uma vez, o nome do nosso Agrupamento fosse ouvido em todo o concelho e nos concelhos limítrofes, agradecemos e desejamos poder contar sempre com o vosso contributo. O próximo programa será a 13 de janeiro de 2023.

Até lá, votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Texto e fotografias: prof. Carminda Monteiro

Publicação: biblioteca escolar

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...