terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dia da Floresta Autóctone: 23 de Novembro

Comemoração do Dia da Floresta Autóctone


Os alunos do Agrupamento de Escolas de Pinhel, com a colaboração do Município de Pinhel, comemoraram o Dia da Floresta Autóctone. Pelas 10,30, na Escola Sede, Escola Secundária C/3 CEB, procedeu-se à plantação de algumas espécies autóctones de Portugal, Azereiro (Prunus lusitanica), Medronheiro (Arbutus unedo) e sementeira de bolotas de Azinheira (Quercus rotundifólia). Estas são plantas típicas do ecossistema português, daí chamarem-se autóctones, estando por isso perfeitamente adaptadas às condições edáfico-climáticas (solo e clima) da nossa região.

Das três espécies citadas o Azereiro é o mais raro, estando hoje confinado a algumas áreas protegidas do Cento e Norte do País. Tanto quanto sabemos, este exemplar, se vingar, será o único no Concelho de Pinhel, enriquecendo assim a colecção de árvores do arboreto da Escola Secundária. Pelo atrás referido juntamos, para a posteridade, uma fotografia do citado espécime.

Prof. Gastão Antunes

Durante a semana de 22 a 28 de Novembro está em curso a Semana da Reflorestação Nacional, iniciativa proposta pelo Movimento Plantar Portugal (www.plantarportugal.org/), no âmbito também do Dia da Floresta Autóctone. A Câmara de Pinhel associou-se à Escola Secundária durante o dia 23 na plantação das árvores referidas. Para além disso, todos os Jardins-de-Infância e Escolas do 1.º Ciclo receberam uma árvore, espécie autóctone, a fim de a poderem plantar, assinalar este dia e aprender a cuidar! No Parque Florestal da Trincheira e em gesto simbólico durante a tarde, procedeu-se à plantação de uma Ginkgo biloba e de uma cerejeira brava.
Associada a esta iniciativa os estabelecimentos de ensino receberam também material informativo e de divulgação (um cartaz, um autocolante para o rolhinhas e um marcador de livro) sobre o Projecto Green Cork – Reciclagem de Rolhas de Cortiça, no intuito de os convidar a aderir, juntando as rolhas de cortiça que posteriormente serão recolhidas e encaminhadas para a QUERCUS.
Ainda no âmbito desta semana da reflorestação nacional, a Câmara de Pinhel lança o desafio de no Sábado, dia 27, em vez de florestar, limpar os nossos espaços naturais. Vai haver recolha de lixo na zona designada por Marechal. O ponto de encontro será às 9.00 horas em frente à Parada Coronel Lima Veiga e todos os voluntários serão bem-vindos.

Gabinete de Espaços Verdes e Ambiente do Município de Pinhel

Alguns recursos (livros e CDs) existentes na Biblioteca da Escola Secundária/3 de Pinhel:


Atlas de Plantas Medicinais e Curativas / José Romagosa. - Setúbal: Marina Editora, 2000
61 ROM ATL (ES3) – 1382

Atlas de fauna : do Vale do Côa / Ricardo Tomé e Paulo Catry; prefácio e revisão de Vitorino Nemésio; verificação do texto e notas por António C. Lucas. - Pinhel: Município de Pinhel, 2008
59 TOM ATL (ES3) - 6264
59 TOM ATL (ES3) – 6265

Percursos Naturais - [s.l.]: Forum Multimédia, [s.d.]. - cd
764 PER (ES3) - 5226

Percursos Naturais. - [s.l.]: Forum Multimédia, [s.d.]. - cd
764 PER (ES3) - 5227

Guia de percursos da Serra do Açor e Vale do Ceira / Fernando Romão e Paulo Barreiros. - Coimbra : Quercus, 1999. - 213 p. - (Cadernos Quercus série D ; 3)
908 ROM GUI (ES3) – 6366

Enciclopédia Visual: As Árvores / Justin Hardy . - Lisboa : Costa do Castelo Filmes, 1997. - 40 m
5 HAR ENC (ES3) – 5072

Atlas das Ciências: plantas medicinais e curativas. - [s.l.] : Marina Editores, 2000. - cd
764 ATL (ES3) – 5354

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...