quinta-feira, 5 de março de 2020

SUPORTE BÁSICO DE VIDA /ATIVIDADES DESPORTIVAS

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, os alunos do 2º ciclo do Agrupamento de Escolas de Pinhel trocaram as aulas por atividades de complemento curricular ligadas às áreas de Cidadania e Desenvolvimento e Educação Física.
Assim, no dia 27, na parte da manhã, decorreu a apresentação do trabalho de Cidadania e Desenvolvimento “Primeiros Socorros”, em que os alunos do 6º B - Adriana Lourenço, Afonso Teixeira e Guilherme Russo – apresentaram às turmas a sua pesquisa e possibilitaram a vinda à Escola do Senhor Segundo Comandante da Proteção Civil do Distrito da Guarda, Miguel Teixeira, e de um grupo de Bombeiros Voluntários de Pinhel, para sensibilizarem os alunos da Escola Básico do 2º Ciclo - e treinar com eles - o Suporte Básico de Vida.
Foi um treino intensivo em que os alunos e profissionais de educação saíram a compreender melhor como salvar vidas numa situação de insuficiência cardiorrespiratória. Agradecemos a estes profissionais os seus ensinamentos e inteira disponibilidade.
Entretanto, no salão Polivalente, os alunos do 5º ano debatiam-se no torneio de matraquilhos e pingue-pongue.
Pelas 11 horas houve uma troca de posições – os alunos do 5º ano passaram às atividades de Primeiros Socorros e os do 6º ano ao torneio de matraquilhos e pingue-pongue - para que todos os alunos participassem em ambas as atividades.
Foram os seguintes os vencedores e as vencedoras do torneio de Matraquilhos:
 5ºAno - Equipa feminina – Ana Carolina Ribeiro e Mariana     Saraiva do 5ºA.
           - Equipa masculina – Joaquim Ferreira do 5ºA e André Rebolho do 5ºB.
 6º Ano - Equipa feminina   - Leonor Morgado e Beatriz Pena do 6ºA.
             - Equipa masculina – Gabriel Caetano e Jorge Moreira, também do 6ºA.
No torneio de pingue-pongue, os vencedores foram: o Samuel Machorro do 5º C e o Guilherme Tomé do 6ºA.
Sobre a importância do SBV, o Senhor Segundo Comandante da Proteção Civil do Distrito da Guarda, Miguel Teixeira, deu ainda uma entrevista aos alunos do grupo apresentador do trabalho, para o programa de rádio “A Voz da Escola”.
Na parte da tarde do dia 27 de fevereiro realizou-se o apuramento para o Megasprint distrital, que foi a 4 de março e onde os nossos alunos se destacaram, arrebatando seis medalhas e ficando o André Pires, do 8ºB, apurado para a fase nacional. Parabéns, atletas!
No dia 28 de fevereiro, decorreu uma sessão de jogos tradicionais, onde não faltou o berlinde, a corda, o lenço, a macaca, a raiola, o burro, entre outros jogos, com que miúdos e graúdos se deliciaram.
A Professora Cristina Saraiva, professora de Cidadania e Desenvolvimento falou ao programa “A Voz da Escola” da organização da manhã de jogos tradicionais e da sua importância para as crianças.
Ficam algumas imagens:



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...